Fundação por estacas As estacas de betão são elementos básicos que se estendem abaixo do solo. São combinadas com aço para o equilíbrio do solo. Uma vez definidas, as estacas são cravadas no solo no local através de escavação e perfuração. Posteriormente, uma mistura de betão é vertida à volta das mesmas para reforçar toda a estrutura.
Fundação O tipo exato de fundação escolhida depende do tamanho do edifício, bem como da natureza da construção. As fundações de betão são normalmente reforçadas com barras de aço para impedir a deterioração da fundação devido a humidade. Uma fundação de betão maciça é menos porosa e é impermeável, tendo, além disso, o dobro da resistência ao fogo de um bloco pesado normal.
Estabilização do solo A estabilização do solo consiste na aplicação de um tratamento químico ou mecânico de uma massa de solo para aumentar ou manter a sua estabilidade ou para melhorar as suas propriedades de engenharia. Com efeito, a solidificação do solo com betão aumenta a resistência à compressão, diminui a permeabilidade e captura elementos tóxicos. Este tratamento tem a vantagem adicional de assegurar a estabilidade estrutural adequada, especialmente em solos mais fracos ou mais húmidos. Podemos verificar esta técnica em muitas aplicações: desde habitações e construções industriais, a portos, hospitais, escolas e vias ferroviárias.